Meu refúgio

Sentimentos e Poesias

Textos


Idosos x coronavírus


O mundo está envelhecendo em consequência do avanço tecnológico, baixa natalidade etc... Mas ainda não vi aqui no Brasil Politicas Sociais eficiente ao atendimento desta demanda, em especial dos mais pobres . Oferecem uma saúde desqualificada, medicamento dificilmente se encontra nas farmácias popular e unidades de saúde, quando encontra um faltam dois. A unica politicas paliativa constatada, são os Centros de Convivência para Idosos, amenizam a solidão desta faixa etária.
Com uma aposentadoria miserável, na maioria das vezes o idoso se torna o provedor da família, em consequência do desemprego. Transporte desqualificado no atendimento, pois idosos muitas vezes são maltratados pelo condutor  ou nem param no ponto quando veem a cabecinha branca.
Agora para completar, surge o infortúnio coronavírus que vem avassalando a pessoa idosa por serem vulneráveis em relação as defesas,  para se protegerem tem que ficar enclausurados e solitários, sem o convívio familiar. O que lhe resta é ouvir noticiários na mídia sobre o aumento da mortandade em consequência deste maldito vírus.
E ainda tem que se afastar da maioria das crianças , ou muitas vezes elas fogem olhando assustadas como se o idoso fosse um bicho papão. Não os culpo, pois, isto mostra que seus pais devem orienta-los ludicamente, e o idoso consciente tende a se afastar delas.
Mas os Idosos não são só vitimas, também são arredios e teimosos, mesmo sabendo da gravidade da situação, continuam nas ruas.
Porém, não podemos esquecer que muitos idosos sem família precisam sair para fazer compras. Quando estes idosos tem vizinhos solidários que os auxiliam. Mas a maioria não tem este auxilio, pois a sociedade se habituou a viver isoladamente até mesmo no mesmo espaço de convívio familiar, ou na própria vizinhança.
Considerando que o próprio sistema leva as pessoa a viverem como máquinas em produção, como lembra o filme "Tempos Moderno"( Charlie Chaplin).
Assim sendo, a pessoa idosa se ve sem alternativas e a única opção que lhe resta é obedecer as regras de isolamento imposta pelas circunstancias do momento que é se "proteger ".
Mas, podem e tem saídas, afinal viveram muitas experiencias na vida, tais como ler, fazer um crochê, cuidar das plantas, escrever poemas, versos e poesias, dentre outras tantas habilidades que possui.

 
Tonia Aleixo
Enviado por Tonia Aleixo em 27/03/2020
Alterado em 27/03/2020


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras