Meu refúgio

Sentimentos e Poesias

Textos


A Pituca da vovó

A vovó na sua ansiedade com a visita da Pituca, prepara o cardápio especial, faz bolo de chocolate, bolinho de chuva recheado com banana, são os preferidos de Pituca.
Na sala Pituca tem seu espaço com pequenos bibelôs, um banquinho de madeira. Quando Pituca chega, vai logo pegando o banquinho coloca ao lado da mesa de centro e vai pegando um a um dos bibelôs e coloca na mesinha. Aí começa a criar seu mundo infantil. Dentre os bibelôs tem um joguinho de de chá com xícaras, pires, bule, chaleira, açucareiro e colherzinha. Pituca entra em ação, começa a preparar o chá e serve a cada pessoa que está na sala.
A Pituca da vovó é uma criança com três anos de idade, morena, lindos cabelos e de uma inteligencia inigualável. Ela quer que todos participem das brincadeira e dos personagens que cria. Pituca olha para a vovó e diz: Senta vovó! Mas a vovó é gordinha e não consegue sentar no chão, então pega um banco e participa do momento. Mas, se cansa e logo convida a Pituca para brincar na cama, espaço que se sente melhor. Pituca tem uma boneca que ao apertar, ela fala algumas palavras: me dá um beijo, você gosta de mim, penteia meu cabelo e assim vai passando o tempo.
Pituca se cansa da boneca, e, como tem paixão por livros, pega a Biblia da vovó e o transforma em livro de historinhas e começa a contar.
Pituca cria cada personagem que deixa a vovó de queixo caído. Então quando esgota os personagens diz para a vovó: Vovó, agora é voce. A vovó começa a criar a historinha: Era uma vez uma menina linda da vovó...ela diz: Não vovó, conta outra! Pituca é uma menina muito esperta. A vovó para se safar da esperteza da Pituca diz: Agora é sua vez, e assim o tempo passa suave como a brisa.
A Pituca da vovó é uma criança mais linda que Deus colocou no mundo e vovó se sente abençoada.
Chega a hora do lanche da tarde. A vovó vai preparar os bolinhos de chuva com recheio de banana cobertos com açúcar e canela. Arruma a mesa e a Pituca vai degustar.
A noite se aproxima, chega a hora da Pituca retornar à sua casa. A vovó já fica com uma saudade danada, não vê a hora da Pituca da vovó voltar.
Tonia Aleixo
Enviado por Tonia Aleixo em 20/04/2016
Alterado em 25/04/2016


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras