Meu refúgio

Sentimentos e Poesias

Textos


O condominio

No condomínio, as manobras políticas, sociais e econômicas são equivalentes a uma cidade Estado ou País. É regido por legilações, convenções e regimentos.
Ao mesmo tempo, o condominio é uma empresa privada, pois possui colaboradores em regime das CLT-Consolidações das Leis Trabalhistas. Alguns, tem no seu corpo de recursos humanos com colaboradores terceirizados, que muitas vezes acerta outras não.
O condominio está sob a égide de mudaças legais como consta no Novo Código Civil, o qual dá as diretrizes na elaboração da Convenção entre outras.Desta, através de assembleias, conforme a necesidade de mudanças, ou do interesse de um grupo de exploradores que como também fazem os politicos, solicitam mudanças por interesse próprio como o superfaturamentos de reformas, pinturar etc...
O sindico, exerce a funçaõ de prefeito, governador ou presidente,  tem uma comissão que ao invés de lutar pelo bem comum ou prioridades, na maioria das vezes fazem seus conchavos tendo sempre a investida numa próxima oportunidade eleitoral.
Politicamente, se algum condômino pensar diferente da patota, logo torna-se marginalizado, pois pensar criticamente à posição vigente é pecado capital.
E quando aqueles colaboradores que estão no sistema há anos se sentem proprietários do condomínio, chega até reivindicar a participação nas Assembléias.
Geralmente nas Assembléias as discussões são paliativas e as tomadas de decisões também, principalmente quando se pensa no invetimento em in- fraestrutura, a cúpula , sou seja, as curriolas ( minoria) preferem a aparencia, aí as discussões se afloram em aberrações verbais.
Neste contexto, ainda se conta com os inadimplentes com seus carros e motos do ano, mas não pagam o condominio e usufruirem de toda infra.
Economicamente, o Senhor sindico , nas assembleias apresenta um balanço em termos tecnicos de contabilistas e todos, mesmo sem entender dizem amém e ai daqueles que se manifetarem contra, o clube da Luluzinha está sempre a posto .
Em suma, condominios  pequenos, médios ou grandes são  como Município, Estado ou País , onde os eleitos pelo povo ao invés de trabalhar em prol destes,  encarregam de seus conchavos sociais, politicos e econômicos, assim o povo anda ou desanda.
Tonia Aleixo
Enviado por Tonia Aleixo em 29/07/2017
Alterado em 02/08/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras